Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 26 de dezembro de 2010

Meu natal na Irlanda...


A árvore de natal deste ano da capital irlandesa

"Olá pessoal,

O natal este ano foi um pouco diferente e aqui vou contar para vocês.

Como eu já comentei em outro post, eu sou cinéfila, um dos programas que mais amo fazer na minha vida é ver filmes, isso me deixa realmente feliz, ora me deixam triste, ora me deixam feliz, trazem inspirações, sonhos, desejos de conhecer outros lugares... e eu viajo muito em meus pensamentos, nem preciso dizer que os meus filmes preferidos são os românticos.
Sempre achei lindo o natal nos filmes, acho o clima natalino diferente, a neve caindo lá fora, as ruas enfeitadas, árvores de natal, trocas de presentes, aquela dança tranquila, a ceia, enfim... mas no Rio de Janeiro o clima natalino diminui a cada ano, a iluminação diminui, hoje em dia quase nem se vê enfeites nas casas, a troca de presentes diminui cada vez mais... então fui me adaptando a isso, até porque minha família também está neste ritmo de esfriamento. Embora eu ache que o verdadeiro sentido do Natal as pessoas nem se lembram, acabou de fato tornando-se uma data importante para o comércio.

Mas falando do natal aqui na Irlanda, como todos sabem eu trabalho como Au Pair numa família Irish e comemorar o natal com eles seria muito especial, pois pela primeira vez na vida passaria um natal como nos filmes, então não abri mão de passar com eles, embora meus amigos de Dublin me convidassem para comemorar com eles, eu preferi comemorar com a família que eu trabalho, para vivenciar isso bem de pertinho e poder contar para vocês.

O clima natalino aqui começou no dia 01.12.10, quando eles montaram a imensa árvore de natal na sala e espalharam os enfeites pela casa inteira, nas janelas, nas portas, nas paredes, colocaram iluminárias, ficou muito bonita a decoração e assim aconteceu em outras casas também.
As crianças ficaram super empolgadas e não teve um dia que eles deixaram de comentar sobre o assunto, afinal eles contaram os dias do mês de dezembro, através de um calendário, que todos os dias eles retiravam um chocolate deste calendário.
Ao longo do mês os presentes foram chegando, dos familiares e amigos, a árvore de natal ficou repleta de presentes, e os cartões de natal chegavam quase todos os dias pelo correio, os irlandeses dão muito valor a um cartão em datas comemorativas.

Diante de toda esta empolgação eu não tive como deixar de me empolgar também.
Então no dia 23 eu fui ao shopping e quando cheguei já encontrei a mesa toda decorada para a ceia. No dia 24 pela manhã eu ajudei a dar uma organizada na casa e eles super empolgados, dizendo que era o Christmas See ou Tree (não entendi bem isso), falaram da visita do papai noel naquela noite... então eu passei a tarde no meu quarto enviando recados no orkut e e-mails para os meus amigos e começei a me arrumar para a ceia de natal, coloquei uma roupa simples, me maquiei, me perfumei, sequei o o cabelo, peguei a minha máquina fotográfica e desci para a ceia de natal por volta de 18:00 hs, que é o horário que eles costumam jantar e para minha surpresa estava tudo quieto lá embaixo, as crianças na sala vendo tv, o pai na cozinha temperando o peru e a mãe no quarto. Aí o pai das crianças me viu arrumada e me perguntou se eu ia sair, eu respondi que não e disse que era natal, por isso estava arrumada, aí ele respondeu: "não... o natal não é hoje, é amanhã!! Você quer comer uma pizza?" Que micoooo!!
Me deu vontade de sentar e chorar na hora, mas não perdi a pose e disse que para mim era natal naquela noite, porque no meu país é celebrado do dia 24 para o dia 25... aí disfarçei e subi para o meu quarto, toda muchinha, conversei com uma amiga pelo msn e depois desci para comer a minha pizza, tomei uma taça de vinho e não aguentei, desabei em lágrimas, eles ficaram sem entender nada, eu expliquei que era saudades da minha família e amigos do Brasil, o que era verdade, bateu uma tristeza, misturada com saudades, que foi difícil segurar.

Agradeço muito a minha amiga Renata por ter passado o natal comigo pelo msn, isso me distraiu bastante... nem vou comentar quantas horas ficamos no msn, porque vocês vão pensar que somos loucas, rs. Por falar nisso, esta minha querida amiga, tem acompanhado todos os meus passos aqui, dia após dia... tem me dado muita força nos meus momentos down, que como falei anteriormente, é super normal na vida de um intercambista.

Enfim... Eles prepararam uns cookies para o papai noel e colocaram num prato natalino ao pé da árvore da natal, para agradar o papai noel.
Depois disso fiquei horas na internet com meus amigos, na verdade foi um natal virtual.
No dia 25, as crianças acordaram cedo para ver os presentes do papai noel e foi aquela festa, o papai noel comeu todos os cookies e deixou uma medalhinha dele no lugar, marcando assim a sua presença nesta casa, eu achei isso super interessante e as crianças acreditam nisso fielmente.
Nos arrumamos para o jantar que aconteceu às 15:00 hs (eles chamam de jantar, o que para nós seria um almoço), foi um jantar normal, teve o peru assado recheado, uns legumes, batatas coradas e purê, depois uma sobremesa tipica da Irlanda. Mas senti falta daquela farofinha básica e da salada de bacalhau, tão presente nas ceias brasileiras.





Outro hábito tradicional do Natal Irlandês que também tivemos no jantar, é a abertura das "Christmas Crackers" antes de se iniciar a refeição. São tubos de cartões decorados com cores natalinas, fechados pelos lados, que contêm presentes lá dentro. Para abrir os "Christmas Crackers" duas pessoas puxam, uma de cada lado, até que se ouve o ‘crack’, o tubo rasga-se e o conteúdo sai a voar pelos ares. O que geralmente acontece é haver um em cada lugar numa mesa de Natal. Todos agarram num, cruzam os braços de forma a partilhar com as pessoas sentadas de ambos os lados e todos puxam ao mesmo tempo. E ‘crack’, lá vai tudo pelo ar e todos riem e ficam muito contentes.
A pessoa que tiver ficado com a ponta e o corpo fica com os presentes de dentro e a pessoa que ficou a agarrar só na outra ponta fica sem nada. Entre os presentes é costume ter um chapéu de papel tipo coroa para cada qual manter na cabeça durante o jantar e um papel com uma piada ou uma frase. Os restantes dos presentes encontrados serão de acordo com o preço que pagaram pelo "Christmas Crackers".

Depois do jantar foi a troca de presentes e enfim... às 19:00 hs eu já estava no meu quarto vendo filmes.
Foi um natal diferente para mim, mas foi muito gostoso vivenciar este clima natalino, em pleno inverno. Não sei quando terei a oportunidade de comemorar desta forma novamente.

Um grande abraço para vocês e feliz 2011!!"

Um comentário:

  1. Oi Luciana, tudo bem?
    Você passou lá no Brasil na Italia e fiquei curiosa por conhecer o seu blog.
    Muito interessante ler o diário de uma brasileira na Irlanda, e já te adicionei na minha lista de favoritos:
    http://www.brasilnaitalia.net/p/parceiros.html

    O Natal é uma das épocas mais difíceis de estar no exterior. Por mais que tenha frio, que seja romântico e como nos filmes, o natal é gostoso de passar com a nossa família, com as pessoas que amamos. Nessa época dá saudade de tudo. Este foi o meu sexto natal fora de casa e ainda sinto uma saudade louca. Ainda bem que existe internet e podemos fazer videoconferencias.

    Um bom 2011 pra vc,

    abs

    Barbara

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...