Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 13 de novembro de 2010

São Patrício - Patrono da Irlanda


"São Patrício nasceu no norte da província romana da Grã-Bretanha por volta do ano de 387. Filho de um rico recolhedor de impostos, São Patrício teve uma vida privilegiada em uma casa romana. Na idade de 16 anos, Patrício foi capturado e levado para a Irlanda como escravo. Lá, cuidou de ovelhas e porcos na Montanha Slemish durante 6 anos. Neste duro período, Patrício passou a rezar com frequência e encontrou em si uma grande fé cristã. Seus últimos escritos nas Confissões e Cartas para Coroticus descrevem sua humanidade é uma grande fé, mesmo em um período de isolamento e desprezo.
Após seis anos, Patrício escapou e fugiu em um barco de volta para sua família na Grã-Bretanha. A liberdada reforçou sua fé cristã e, por um chamado de Deus, foi para a França onde estudou para o sacerdócio, sendo ordenado padre e, dentro de alguns anos, bispo.
Patrício escolheu retornar à Irlanda, passando por Strangford Lough e desembarcando em River Slaney. Sua primeira conversão foi Dichu, que deu a ele um terreno para a primeira igreja construída em Saul, no Condado de Down. Patrício viajou por toda a Irlanda, convertendo pagãos druidas nas cidades de Armagh, Tipperary, Mayo, Meath e Dublin, batizando influentes chefes de tribos. Patrício era um missionário corajoso e provocativo, que deliberadamente desafiava Laoghaire, o Grande Rei em Tara, introduzindo a prática cristã de acender a fogueira de Pascal. Patrício baniu a tradicional prática pagã de cerimônias com fogo e muitas tripos de Laoghaire acabaram por seguir seu exemplo. O filho do rei Conall converteu-se ao cristianismo, tornando-se devoto e seguidor de São Patrício, protegendo-o ao longo de sua jornada pela Irlanda.
Em 445, Patrício definiu o Seat de Armagh como centro de ensino e aprendizado cristão na Irlanda. Um monastério e uma casa para arce-bispos foram construídas lá. Este deve ter sido um dos mais desafiadores gestos aos druidas em Navan Fort, pois ao construir sua mais importante igreja perto de um símbolo pagão, a cidade de Armagh tornou-se uma das mais importantes na Irlanda. O único clero que poderia espalhar o cristianismo era, por exemplo, formado em Armagh.
São Patrício é mais conhecido por tirar as cobras da Irlanda. É verdade que não existem cobras na Irlanda, e provavelmente nunca houve - a ilha foi separada do resto do continente no final da Era Glacial. Assim como muitas religiões pagãs, o símbolo da serpente era comum e normalmente cultuado. Tirar as cobras da Irlanda provavelmente seria o simbolismo para terminar com essa prática pagã.
São Patrício morreu em 493. Acredita-se que seus restos mortais estão enterrados no subsolo da Catedral Down, em Downpatrick. Uma pedra de granito foi colocada em 1900 como sua tumba.
Existem vários registros da morte de São Patrício. Um dos registros diz que ele morreu em Saul, Downpatrick, Irlanda, em 17 de março de 460 a.C. Seu maxilar foi preservado num santuário de prata e sempre é pedido em casos de epilepsia, nascimentos e como proteção contra "mau olhado". Outro diz que ele morreu em Glastonbury, na Inglaterra, e que foi enterrado lá. A capela de São Patrício ainda existe, como parte do mosteiro de Glastonbury. Hoje em dia, muitos locais de culto católico ao redor do mundo têm o nome de São Patrício, incluindo catedrais em Nova Iorque (EUA), Dublin (Irlanda) e Toowoomba, Queensland (Austrália)."

http://ukinbrazil.fco.gov.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...