Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

IRLANDA ANUNCIA PACOTE DE AUSTERIDADE PARA CONTER A CRISE ECONÔMICA

"Segue matéria publicada hoje sobre a crise na Irlanda:

O governo da Irlanda revelou nesta quarta-feira um pacote de austeridade para lidar com a crise econômica no país, com medidas severas, entre elas a redução do salário mínimo.
O plano prevê a redução de 1 euro, para 7,65 euros a hora, no salário mínimo e o aumento do imposto sobre o valor agregado (VAT, em inglês), dos atuais 21% para 22% em 2013, com um outro aumento para 24% em 2014.
Entre as medidas anunciadas está o corte nos gastos e a criação de um novo imposto sobre imóveis, além de cortes de milhares de cargos públicos. O plano pretende cortar 24.750 vagas no setor público, poupar 2,8 bilhões de euros em gastos no setor de bem-estar e aumentar o imposto de renda em 1,9 bilhão de euros.
Com o plano, o governo irlandês visa a economizar 15 bilhões de euros.
O governo também está negociando um pacote de ajuda com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que deve alcançar um valor de 85 bilhões de euros.

SAÚDE E EDUCAÇÃO:

O governo da Irlanda informou ainda que quer proteger ao máximo os setores de saúde e educação dos cortes de gastos.
O ministro das Finanças, Brian Lenihan, afirmou que os cortes de gastos vão se concentrar nas áreas responsáveis pelos maiores gastos do governo: pagamento, previdência social e bem-estar social.
“É importante compreender que estes são fatores chave para as despesas e serão cortados”, afirmou.
Lenihan disse ainda que o novo imposto sobre imóveis que o governo quer implantar vai custar à maioria dos donos de imóveis cerca de 200 euros por ano até 2014.
No total, os cortes nos gastos do governo vão arrecadar 10 bilhões de euros e os aumentos nos impostos vão adicionar mais 5 bilhões de euros.
Estes 15 bilhões de euros são equivalentes a cerca de 9% da produção econômica total do país, o que é parecido, em termos de porcentagem, aos 8% de de cortes de gastos que o governo de coalizão da Grã-Bretanha anunciou recentemente.
O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, disse que espera que o plano “traga certezas para nosso povo, para garantir que eles tenham esperanças para o futuro” e que o plano também é sobre “crescimento da economia e identificar aqueles setores da economia que provaram ser bem sucedidos”.
“Nós podemos e vamos superar (a crise) como fizemos no passado. Amamos nosso país e queremos garantir que nossas crianças tenham um futuro.”

CRÍTICAS:

O governo da Irlanda tem sido criticado por se concentrar mais no corte de gastos do que no estímulo ao crescimento econômico.
No entanto, Cowen afirma que o raciocínio por trás do plano de recuperação é a criação de empregos. O premiê prometeu reduzir o desemprego para menos de 10% até 2014.
Mas, o ministro das Finanças, Brian Lenihan, afirmou que os cortes drásticos são necessários para reduzir o déficit orçamentário de 11,7% em 2010 para 9% em 2011.
O governo deve revelar um novo orçamento para o ano que vem em 7 de dezembro, com cortes de 4,5 bilhões de euros e aumento de impostos no valor de 1,5 bilhão de euros.
Os duros acertos orçamentários foram exigidos pela União Europeia e o FMI para que o país recebesse a liberação da ajuda financeira."

http://www.redeuniao.com.br/blogdauniao/?p=11663
Publicado em 24/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...